sexta-feira, novembro 24, 2006

À beira-mar 04

Manel e Zézito, num final de tarde de Novembro, a tomarem banho. No meu tempo, em Novembro, estávamos à janela a olhar para a praia deserta e a ver os relâmpagos a dirigirem-se para o mar.


Praia de Mira, Novembro de 2006

domingo, novembro 19, 2006

Voltamos dentro de momentos

Pedimos desculpas pela abrupta interrupção da nostálgica sequência À beira-mar.
Estava tudo a correr em espírito tão elevado e lá me vai cair a mão para algo ... sei lá. Mas há coisas que simplesmente ... ... ( Vítor, as reticências são para ti),
até fazem Sunday Bloody Sunday passar a ter um significado acrescido.

I can't believe the news today
I can't close my eyes and make it go away


Melborne, 18 Novembro

E para disfarçar, e não parecer que não me preocupo com os problemas do mundo, registo com agrado o dueto dos U2 com os Pearl Jam (Rockin`In on a free world), no concerto Make Poverty History, que abriu o protesto contra a reunião do G20.

sábado, novembro 18, 2006

À beira-mar 03

A bicicleta do sacristão



Igreja dos Pescadores, Praia de Mira

terça-feira, novembro 14, 2006

À beira-mar 02

No início do século passado, a Praia de Mira era conhecida por Palheiros de Mira. A denominação devia-se ao facto das habitações serem todas em madeira, assentes sobre estacas que permitiam a circulação do vento. Por entre estas estacas eram guardados os animais, que assim serviam de "aquecimento" natural à habitação em dias mais frios.
Actualmente restam menos de uma dezena.


Praia de Mira, Novembro de 2006

domingo, novembro 12, 2006

À beira-mar 01

Enquanto esperamos pela caldeirada, as enguias são amanhadas ali ao lado.
É assim no meu restaurante de eleição. Com vista para a Ria, comida excelente, atendimento eficiente e simpático, espaço agradável. A servirem-me há 25 anos.


Restaurante "A Marisquera", Costa Nova, Novembro de 2006

quarta-feira, novembro 08, 2006

Back to Vertigo

Ontem a Vertigo Tour voltou à estrada, agora na Austrália, seguindo-se a Nova Zelândia, o Japão e por fim o Havai (com o tão aguardado concerto em Bonululu, com a 1ª parte assegurada pelos Pearl Jam).
Voltou a Vertigo Tour e com ela aquele frissom, que levou a malta a passar a noite a tentar antecipar a setlist, a tentar fazer download do concerto, a comentar tudo e todos. Ficou provado que ninguém vai ter uma vida normal quando algum dos 4 apertar o tubo da pasta de dentes do lado errado.

Mas esta foi uma boa volta, quanto mais não seja porque o Bono lembrou-se de atender ao meu pedido e cantou KITE, com um toque especial dado pelo Didjeridoo - instrumento de sopro típico dos aborígenes australianos que emite um zumbido grave.


Brisbane, 07-11-2006

Ah, pois não me esqueci do novo tema Window in the Skies. Apenas não vou escrever sobre algo que eu considero menor. Ainda assim, um prémio para a palavra rhapsodize, directa para o top 5 do bonolês.

terça-feira, novembro 07, 2006

Brincar aos tribunais (parte IV)

Hoje às 9 h 30 m lá estava eu, outra vez, no Tribunal para ser ouvida em videoconferência. Mas, aparentemente, em nenhuma dos 2 juízos havia videoconferências marcadas para hoje. Ou melhor, haver havia, mas era com o Tribunal da Maia e com o Tribunal de Lisboa. Nenhum era o meu.
Depois de andarem 2 funcionários a comparar listas durante algum tempo, por fim lá chegaram à conclusão de que a minha estava, de facto, marcada para aquela hora.
O funcionário disse-me para eu aguardar e eu, sentindo-me em casa, dirigi-me à sala das videoconferências. Entrei e abri as portadas das janelas, acendi a luz e sentei-me numa das poltronas a ouvir música. Pareceu-me adequado começar por ouvir “Stuck in a moment you can´t get out of” (U2).
Esperei 30 minutos até que uma funcionária veio ligar o computador. As colunas não funcionavam. Por culpa da senhora da limpeza, como fez notar a funcionária, acrescentando que sem colunas não há som e sem som não há depoimento. Mas que havia o telefone como alternativa. Por sua vez, a imagem do tribunal de lá era perfeita e via-se o juiz e o advogado a olharem para o ar.
E caiu a ligação. Assim, sem aviso. I-n-e-x-p-l-i-c-a-v-e-l-m-e-n-t-e. Neste momento a funcionária confidenciou-me que é por estas e por outras que os juizes daqui não deferem pedidos de inquirição por videoconferência. E lá foi a funcionária embora, pois não valia a pena estar ali à espera comigo, pois quando restabelecessem a ligação a funcionária de lá telefonaria primeiro.
Mais 15 minutos e a funcionária veio avisar-me que .... me podia ir embora. Ir embora de vez. Ir embora de vez, ir embora de vez! Ao que parece as partes tinham nesse espaço de tempo (!) chegado a acordo.

Como diria o Prof. José Hermano Saraiva, na história muitas vezes o mais importante não é quando a galinha põe o ovo, mas quando faz c-ó-r-ó-c-ó-c-ó.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Outono

"Outono é outra primavera, cada folha uma flor", Albert Camus


Avenida das Tílias, Jardim Botânico (Coimbra)

quarta-feira, novembro 01, 2006

Chico Buarque, 2006

Embora o Carioca não vá perdurar na minha memória musical, o Chico dificilmente sairá dela.

Há palavras que a memória côa.