sexta-feira, outubro 07, 2005

Avaliação do desempenho na Administração Pública

Hoje assinei os tão falados "objectivos". Os meus 4 objectivos são, e passo a citar:
1.Reduzir em 10% o tempo médio de instrução dos processos (60 dias);
2.Reduzir em 10% o tempo médio de execução de informações, pareceres e estudos (30 dias);
3.Elaborar até 31 de Dezembro um relatório contendo os pontos fracos na execução das actividades que lhe foram cometidas, quantificando e temporizando as mesmas;
4. Apresentar até 31 de Dezembro um estudo relacionado com a elaboração dos autos de notícia, no âmbito dos transportes rodoviários.
Período em avaliação: 01-01-2005 a 31-12-2005
Apenas alguns comentários:
1. No dia 4 de Setembro de 2004 assinei igualmente os meus objectivos para o período de 01-01-2004 a 31-12-2004. É sempre refrescante saber, no Outono, o que o Estado exige retroactivamente aos seus trabalhadores. Convém também não esquecer que passei umas boas horas no mês de Dezembro de 2004 a elaborar relatórios semelhantes aos que me foram exigidos para este ano. Não foram lidos e apenas soube que "estavam muito bonitos".
2. Os objectivos que me foram fixados, para o ano de 2004, foram este ano dados sem efeito. Por isso, não fui sujeita a qualquer avaliação por imperativos nacionais insondáveis. Foi-me hoje comunicado que me seria atribuida a mesma nota de 2003 (quando não havia objectivos fixados).
3. Se os objectivos fixados para 2004 não existiram, vou reduzir em 10% a partir de que valor? E mesmo ficcionando a sua existência, como é que eu reduzo 10% aos prazos que eu sempre pratiquei (90% dos actos são praticados no próprio dia e 10% são irreduzíveis por razões estritamente legais) ?;
4. Vou elaborar um estudo sobre os autos de notícia, no âmbito dos transportes rodoviários, com que finalidade? Quem os elabora é um organismo policial sem qualquer espécie de ligação ao meu serviço. Já analisar os autos elaborados pelos nossos serviços não é considerado necessário, pois tal significaria uma afronta aos colegas e à "casa";
5. Se na elaboração de pareceres eu cumpro os prazos e depois eles se eternizam, semanas ou mesmo meses, na secretária de quem os analisa (e não está sujeito a objectivos), para que serve isto tudo?
Mas para se aferir de toda esta idiotice pegada não seria necessário qualquer comentário meu. Bastava observar o clima anedótico e de desprezo à medida que um por um fomos entrando no gabinete da chefia para assinármos o dito contrato (apenas por definição bilateral) com a Admistração Pública, o Estado, a Pátria ou whatever.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que palhaçada! um dia destes conto-te os meus objectivos. Ou a falta deles.

outubro 30, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Ao menos tens objectivos ;)
E eu ando aqui a palmilhar, a trabalhar pa uma média pa entrar em.... não sei o quê!! LOL

dezembro 30, 2005  

Enviar um comentário

<< Home