quarta-feira, janeiro 18, 2006

Patroas

Reprodução resumida do diálogo entre mim e a funcionária da Segurança Social, ontem à tarde, sobre quem deve assinar a declaração, que reproduzo no final.

Eu: Desculpe, vinha pedir-lhe outro impresso igual a este, pois a empregada doméstica enganou-se e assinou no local onde devo ser eu a assinar.
Ela: Não, ela assinou bem!
Eu: Assinou bem?
Ela: Sim, ela assinou no local certo. Ai não é o sítio onde assinam as patroas.
Eu: Mas se se declara que trabalha sob a minha direcção e autoridade é ela que assina?
Ela: Pois, é ela que assina.
Eu: Independentemente de quem assina, importa-se de ler o texto e ver o que lhe faz mais sentido?
(a ler...)
Ela: Pois, é capaz de ter alguma razão. Mas não é assim que as pessoas costumam preencher.
Eu: Mesmo assim, se faz favor precisava de outro impresso.

Note-se que a funcionária tem alguma razão. A empregada doméstica assinou no tal local porque num outro serviço da SS, um posto de atendimento (a saudosa Casa do Povo) lhe foi prestada a mesma informação.

Trabalhadores por conta de outrem
Inscrição/enquadramento


Mod. RV1005/2001 – DGSSS

5. Certificação da Entidade Empregadora

Trabalhadores do serviço doméstico


Confirmo os elementos indicados pelo trabalhador relativos à situação profissional.
Declaro que o trabalhador exerce, com carácter regular e sob a minha direcção e autoridade, mediante retribuição, a profissão de trabalhador do serviço doméstico.
Declaro ainda não ter com o trabalhador nenhum dos graus de parentesco legalmente impeditivos desta relação de trabalho, para efeitos de segurança social.

Data
Assinatura conforme o Bilhete de Identidade

6 Comments:

Blogger River said...

Isto é como diz a música dos Xutos: "O mundo ao contrário"! :D

Pois, faz falta formação... já foi dada alguma, mas não chega! Essa é que é essa!

beijos, mt

janeiro 18, 2006  
Blogger blue kite said...

O meu serviço é pior, acredita... e o pior é que no meu serviço não se resolve com formação. Só com a reforma compulsiva e com direito a que o funcionário indemnize o Estado - no sentido orgânico - (a quem serve mal) e os utentes (a quem serve ainda pior)...

janeiro 18, 2006  
Blogger River said...

Mas há pessoas no atendimento mt capazes, acredita!
Certo é que o trabalho é demais para tão pouca gente... Lá está o que eu digo, e "qto pior está o país... masi trabalho há!"

Dp, tb ñ são valorizadas como deviam e desmotivam-se!

Claro que há "cromos" como em todos os serviços! :)

janeiro 18, 2006  
Blogger blue kite said...

Claro que há pessoas muito capazes nos serviços. Nós as duas que lá trabalhamos sabemos disso. E se não são ainda mais capazes é porque temos, em geral, as chefias que temos -incompetentes, inoperantes, desmotivantes e etc. Porque se fossem mentalmente seres pensantes não havia funcionário que não trabalhasse. Era obrigado a isso e a largar o seu feudozinho de preguiça e de poder.
Claro que há muito trabalho, muito trabalho mesmo. Quem está por fora não tem essa percepção. Mas esta´é mal distribuído (uns trabalham pelos que não fazem nada. Mas a forma como se multiplica o que já é muito chega a ser assustador. No meu serviço chega a ser anedótica a capacidade que quem manda tem para se julgar Jesus. Só que este multiplicou peixes e pão para matar a fome. No meu caso multiplica exponencialmente o trabalho com actos perfeitamente inúteis ... só porque não pensa, não sabe, não aceita sugestões. Enfim.. esta conversa levar-nos-ia longe.

janeiro 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

como é possível não entender isso? realmente..

janeiro 18, 2006  
Blogger River said...

Como te entendo Bluezinha... :(

O que realmente me chateia a valer, é que os "chefes" nascem como cogumelos"! É impressionante!

Nomeações, mais nomeações... Uma vergonha!

Se mandassem e trabalhassem tb (como a minha chefe, verdade seja dita!), ainda vá... Agora só pra mandar, e nem isso sabem fazer mt vezes!!! Só me apetece dizer F****!!!!
Tira-me do sério, eu que nem sou "gaja" de asneiras! :)

janeiro 19, 2006  

Enviar um comentário

<< Home